terça-feira, 29 de setembro de 2009

que é isso?

"é como uma sensação aguda que causa mal-estar."
Seria essa uma boa definição do que é dor naquele momento?
Logo após uma reflexão a respeito de uma resposta minha a um teste projetivo. Essa foi a pergunta que me fizeram, e eu tive de responder o que me vinha a mente, afinal, falar "não sei" não me parecia cabivel... eu devo saber..em alguma medida, em alguma experiencia.
E porque tão dificil falar em palavras que passam pela consciencia, linguagem, significados? A ordem do afeto diz por si. Expressa-se por si, vezes numa catarse... mas tem horas que precisamos falar e universalizar o que sentimos.
Assim nos fazemos reconheciveis uns para os outros...borramos a linha entre "eu e você."..nos identificamos, afinal, sentimos algo parecido.
Humanos sentem dores parecidas, criam repertorio para ela, para sua definicação, bem como para o amor, o tempo, a pausa, o silêncio, o choro, a tristeza.
Tudo vem carregado de nós e do mundo de séculos, e séculos...
Uma dor que pode afetar a garganta, paralisar a voz, a vontade de chorar, apertando o nó bem dado. Pode afetar o estomago, o peito, o pulmão...a falta de ar.
Pode afetar o que somos...como vemos o mundo...como lidamos com ele.
Uma perda antecipada e senil, faz sentir dor. daquelas que nos movem ao desconhecido em nós...ou que nos faz ficar estáticos, olhando tudo que diz ter vida e questionando-nos quanto ao sentido de tudo aquilo.
Uma dor pode ser poderosa,ameaçadora, criativa, dócil e bruta. Tudo ao mesmo tempo!
Aplaudir até sentido dor, dizem que é amor.

Seria ela a tinta com que se borra o normal e o patológico? A moeda com que se pagam ações nao aceitas? A vingança dos Deuses? o limite de sobrevivencia? Um aviso ao corpo humano de algo nao funciona bem? A sensação aguda que causa mal - estar?

O que seria dor, afinal?
Foi o que me perguntaram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário